Projetos de Extensão do Curso de Engenharia Eletrônica da UTFPR-CM



GET - Coach Universitário
Projeto de Extensão junto ao Grupo de Educação Tutorial do curso de Engenharia Eletrônica (GET). O GET é coordenado pelo professor Roberto Ribeiro Neli e tem como objetivo: -Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar; - Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação; - Estimular o senso crítico, bem como a atuação profissional. A Ação de Extensão - Coach Universitário é coordenada pelos professores Roberto e Lucas Ricken Garcia. O objetivo desta ação é o aconselhamento para alunos ingressantes, inicialmente no curso de Engenharia Eletrônica, para fazer uma análise sobre o ensino, estudo e aprendizagem.
Modalidade: Extensão
Coordenador: Lucas Ricken Garcia
Status: Em Andamento.

Marcador Aquático Esportivo – Painel com sensor inteligente de treino para nadadores deficientes e para treino de atletas.
A proposta do projeto é a construção de sistema completo de marcação e temporização de atividades aquáticas de baixo custo. Em princípio será desenvolvido um sensor ótico para substituir o sensor de pressão na marcação de tempos e distância em treinos e provas de natação. Os sensores atualmente utilizados para medidas de tempo são extremamente caros e apresentam falhas consideráveis que chegam até o ápice de descarte dos valores em provas; posteriormente, a construção de pelo menos um protótipo para testes. Após a construção do Sensor, o projeto desenvolverá uma trave inteligente de treino que pode ser utilizada por portadores de deficiência física e atletas para marcar detalhes do seu treino, tempos, distâncias, e coordenar etapas do treino. Tudo poderá ser transferido para o computador para que o técnico possa avaliar os dados do treino.
Modalidade: Extensão
Coordenador: Paulo Denis Garcez da Luz
Status: Concluído.

Projeto de implantação de um centro de recolhimento e reaproveitamento de lixo eletrônico
O objetivo geral deste projeto é a implantação de um centro de recolhimento e reaproveitamento de equipamentos eletrônicos e de informática obsoletos ou defeituosos doados por empresas públicas, privadas e população em geral na região de Campo Mourão, assim como recolhimento de pilhas e baterias para destinação ambientalmente correta deste material tóxico.
Modalidade: Extensão
Coordenador: Gilson Junior Schiavon
Status: Concluído.