Projetos do Curso de Engenharia Eletrônica da UTFPR-CM



GET - Coach Universitário
Projeto de Extensão junto ao Grupo de Educação Tutorial do curso de Engenharia Eletrônica (GET). O GET é coordenado pelo professor Roberto Ribeiro Neli e tem como objetivo: -Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar; - Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação; - Estimular o senso crítico, bem como a atuação profissional. A Ação de Extensão - Coach Universitário é coordenada pelos professores Roberto e Lucas Ricken Garcia. O objetivo desta ação é o aconselhamento para alunos ingressantes, inicialmente no curso de Engenharia Eletrônica, para fazer uma análise sobre o ensino, estudo e aprendizagem.
Modalidade: Extensão
Coordenador: Lucas Ricken Garcia
Status: Em Andamento.

ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO PARA TRANSPORTE ADEQUADO DE ÓRGÃOS PARA TRANSPLANTE
Dos trabalhos similares que estão sendo desenvolvidos nesta área, pode-se observar que estes são baseados na utilização de sistemas de refrigeração com células de peltier e sistemas de refrigeração utilizando compressores comerciais convencionais. As células de peltier apresentam os inconvenientes de serem relativamente frágeis, seriam necessárias muitas células para se conseguir a troca de calor necessária, geralmente são alimentadas por tensões diferentes de 12V, o que demandaria um transformador de tensão. Os compressores convencionais agregam muito peso ao sistema final, necessitam de transformadores de tensão para serem alimentados e apresentam um alto consumo energético, comprometendo a mobilidade do sistema. O projeto proposto utiliza um componente designado pelo fabricante como microcompressor, que agrega as vantagens dos dois sistemas já utilizados em outros trabalhos, além de eliminar boa parte das desvantagens apresentadas por eles, como alto consumo, peso elevado, fragilidade, entre outras.
Modalidade: Pesquisa
Coordenador: Roberto Ribeiro Neli
Status: Concluído.

Marcador Aquático Esportivo – Painel com sensor inteligente de treino para nadadores deficientes e para treino de atletas.
A proposta do projeto é a construção de sistema completo de marcação e temporização de atividades aquáticas de baixo custo. Em princípio será desenvolvido um sensor ótico para substituir o sensor de pressão na marcação de tempos e distância em treinos e provas de natação. Os sensores atualmente utilizados para medidas de tempo são extremamente caros e apresentam falhas consideráveis que chegam até o ápice de descarte dos valores em provas; posteriormente, a construção de pelo menos um protótipo para testes. Após a construção do Sensor, o projeto desenvolverá uma trave inteligente de treino que pode ser utilizada por portadores de deficiência física e atletas para marcar detalhes do seu treino, tempos, distâncias, e coordenar etapas do treino. Tudo poderá ser transferido para o computador para que o técnico possa avaliar os dados do treino.
Modalidade: Extensão
Coordenador: Paulo Denis Garcez da Luz
Status: Concluído.

Projeto de implantação de um centro de recolhimento e reaproveitamento de lixo eletrônico
O objetivo geral deste projeto é a implantação de um centro de recolhimento e reaproveitamento de equipamentos eletrônicos e de informática obsoletos ou defeituosos doados por empresas públicas, privadas e população em geral na região de Campo Mourão, assim como recolhimento de pilhas e baterias para destinação ambientalmente correta deste material tóxico.
Modalidade: Extensão
Coordenador: Gilson Junior Schiavon
Status: Concluído.

Projeto, Desenvolvimento e Análise de um Sistema de Segurança
O objetivo principal deste projeto é realizar uma pesquisa no sentido de desenvolver uma tecnologia nacional de ponta, visando obter conhecimentos necessários para criar uma unidade leitora de etiquetas RFID.
Modalidade: Inovação
Coordenador: Gilson Junior Schiavon
Status: Concluído.