Optativas ofertadas no Curso de Engenharia Eletrônica da UTFPR-CM


Bioengenharia
Código: BE39O
Carga Horária: AT: 30 AP: 30 TT: 60
Pré-requisito:
Ementa: Estudo da geração e registro de biopotenciais em sistemas fisiológicos humanos; Eletrodos de biopotenciais; Amplificadores de biopotenciais; Segurança elétrica de equipamentos biomédicos; Projeto de filtros ativos para biopotenciais.


Controle 3
Código: C339O
Carga Horária: AT: 30 AP: 30 TT: 60
Pré-requisito: Controle 2
Ementa: Função descritiva; Plano de fase Liapunov; Pesquisa de funções Liapunov: Método de Krasowkii, método do gradiente variável, método de Zubov; Critério e Popov; Sistemas interconectados.


Controle Inteligente
Código: CI39O
Carga Horária: AT: 30 AP: 30 TT: 60
Pré-requisito: Controle 2
Ementa: Controle Fuzzy: Lógica Fuzzy, estrutura geral do controlador lógico Fuzzy; configuração do controlador lógico Fuzzy; identificação do modelo Fuzzy; análise de estabilidade, síntese do controlador lógico Fuzzy; simulação; introdução às redes neurais e aplicações usando programas de simulação.


Engenharia Clínica
Código: CN39O
Carga Horária: AT: 30 AP: 30 TT: 60
Pré-requisito: Amplificadores
Ementa: Noções de fisiologia médica. Estudo das principais técnicas de gerenciamento, aquisição, manutenção e controle de equipamentos odonto-médico-hospitalares; Implementação de um departamento de engenharia clínica; Aspectos éticos e morais.


Engenharia Médica
Código: EM39O
Carga Horária: AT: 30 AP: 30 TT: 60
Pré-requisito:
Ementa: Estudo dos principais métodos de transdução que envolvam pressão sanguínea e sons cardíacos, fluxo e volume sanguíneos; Sensores químicos; Instrumentação médica; Imagem médica; Instrumentos clínicos e de laboratório.


Gestão de Projetos Tecnológicos
Código: PT39O
Carga Horária: AT: 30 AP: 30 TT: 60
Pré-requisito: Sem pré-requisito
Ementa: Projetos nas organizações; Conceitos de gerenciamento de projetos; Elaboração de projetos; Gerenciamento de projetos; Áreas do conhecimento PMBoK/PMI; Áreas de competência ICB/IPMA; Aplicativos de apoio ao gerenciamento; Perfil do gerente de projetos; Avaliação e seleção de projetos tecnológicos.


Introdução à Robótica
Código: RB39O
Carga Horária: AT: 30 AP: 30 TT: 60
Pré-requisito: Cálculo Numérico, Controle 2
Ementa: Conceitos matemáticos aplicados à engenharia; Modelagem geométrica, cinemática e dinâmica de manipuladores mecânicos; Geração de trajetória, controle em posição e controle em força; Métodos e linguagens de programação de controle de robôs industriais; Sensores e atuadores; Controle adaptativo e inteligente.


Laboratório de Processamento Digital de Sinais
Código: LP39O
Carga Horária: AT: 30 AP: 30 TT: 60
Pré-requisito: Processamento Digital de Sinais
Ementa: Processadores digitais de sinais; Ferramentas de desenvolvimento em PDS; Programação Assembler; Funcionalidades do processador digital de sinais; Implementação de algoritmos em linguagem C; Conversores A/D e D/A; Teorema da amostragem; Implementação prática de filtros FIR; Implementação prática de filtros IIR.


Lógica Programável e VHDL
Código: DL39O
Carga Horária: AT: 30 AP: 30 TT: 60
Pré-requisito: Microcontroladores
Ementa: Teoria dos dispositivos lógicos programáveis (PAL, PLA, GAL, CPLD, FPGA). Análise dos principais CPLDs e FPGAs. Descrição dos kits para desenvolvimento dos projetos em laboratório. Estrutura básica da linguagem VHDL. Tipos de dados. Operadores e atributos. Tutorial do software para síntese de hardware e implementação de circuitos introdutórios. Revisão de lógica combinacional. Comandos concorrentes em VHDL. Projeto e síntese de circuitos combinacionais. Revisão de lógica seqüencial e máquinas de estado. Comandos seqüenciais em VHDL. Projeto e síntese de circuitos seqüenciais e máquinas de estados. Descrição de objetos em VHDL. Projeto e síntese de circuitos mistos. Componentes e pacotes em VHDL. Funções e procedimentos. Projeto final.