Disciplinas ofertadas no 7º período do Curso de Engenharia Eletrônica da UTFPR-CM


Controle 2
Código: LT37B
Período: 7
Carga Horária: AT: 30 AP: 30 TT: 60
Pré-requisito:
Ementa: Análise e projeto por Nyquist; Análise e projeto por Nichols; Análise de sistemas mediante variável de estado: Projeto por alocação de pólos, controlabilidade e observabilidade, estimador de estado; Análise e projeto de sistemas discretos; Sistemas discretos-equações à diferença; Transformada Z; Função de transferência discreta; Discretizações de sistemas contínuos; Lugar das raízes; Projeto no plano W; Erros de quantização; Identificação pelo método dos mínimos quadrados.


Estágio Curricular Obrigatório
Código: ES38A
Período: 7
Carga Horária: AT: 0 AP: 400 TT: 400
Pré-requisito: Sem pré-requisito
Ementa: O Estágio Curricular Obrigatório é atividade obrigatória do curso e tem por finalidade a complementação do ensino e da aprendizagem e adaptação psicológica e social do estudante à sua futura profissão, além de constituir-se um treinamento para auxiliar sua absorção pelo mercado de trabalho. O Estágio Curricular Obrigatório tem regulamento específico aprovado pelo Conselho de Ensino da UTFPR. O Aluno poderá cursar esta disciplina a partir do período 7.


Fundamentos de Comunicações
Código: LT37C
Período: 7
Carga Horária: AT: 45 AP: 45 TT: 90
Pré-requisito: Processamento Digital de Sinais,
Ementa: Introdução aos sistemas de comunicação; Transmissão de sinais; Transmissão em banda base; Modulação analógica em amplitude e angular; Modulação de pulsos; Amostragem de sinais; Modulação por código de pulsos (PCM); Análise de desempenho de sistemas; Multiplexação; análise de circuitos básicos de comunicação.


Gestão de Pessoas
Código: LT37F
Período: 7
Carga Horária: AT: 30 AP: 0 TT: 30
Pré-requisito: Sem pré-requisito
Ementa: Introdução à gestão de pessoas; Bases teóricas da administração; Motivação e necessidades humanas; Noções de liderança; Liderança situacional; Liderança e inteligência emocional; Comunicação; Delegação; Formação e trabalho de equipes.


Introdução a Projetos de CIs Dedicados
Código: LT37A
Período: 7
Carga Horária: AT: 30 AP: 30 TT: 60
Pré-requisito: Eletrônica Básica,
Ementa: Níveis de abstração do projeto de um CI: físico, geométrico e comportamental; Princípios de projeto analógico; técnicas de layout: casamento de componentes, precisão de quocientes, desacoplamento de sinais; Circuitos de polarização e estágios de ganho; Amplificadores operacionais, conversores A/D e D/A; princípios de projeto digital: processo CMOS, regras de projeto, diagramas de barras, edição de polígonos, o MOSFET como chave eletrônica, inversão e portas lógicas, circuitos com lógica estática e lógica dinâmica, circuitos de entrada e saída.


Princípios de Engenharia Biomédica
Código: LT37E
Período: 7
Carga Horária: AT: 15 AP: 15 TT: 30
Pré-requisito:
Ementa: Histórico e conceitos básicos de engenharia biomédica; Engenharia biomédica e seus ramos (Bioengenharia, Engenharia Médica, Engenharia Clínica, etc); Desenvolvimento da engenharia biomédica no Brasil; engenharia biomédica na UTFPR; Seminários de Engenharia Biomédica.


Sistemas Operacionais
Código: LT37D
Período: 7
Carga Horária: AT: 30 AP: 30 TT: 60
Pré-requisito: Estrutura de Dados 1
Ementa: Componentes e estrutura; Processos; Gerenciamento de memória; Sistema de arquivos; Dispositivos de I/O; Comunicação, concorrência e sincronização de processos.